Transformando Vidas

Tudo começou na década de 2000, de forma simples e informal, quando a professora Liana Justus capitaneou um grupo de pessoas que, por meio de colaborações financeiras financeiras, propiciaram o aprimoramento de jovens talentos, com boas perspectivas de carreira como musicistas clássicos, sem condições de custear sua devida formação.

O apoio veio, inicialmente, com o custeio de aulas com Olga Kiun, renomada professora russa, referência em aulas avançadas de piano para virtuoses. 

As colaborações mensais propiciaram ao nosso primeiro bolsista, após esta formação inicial em piano clássico, ser recomendado e orientado a seguir seus estudos no conservatório Tchaikovsky, em Moscou e, hoje, tem uma carreira internacional sólida..

 

Em razão do aumento da demanda de novos talentos, cujas famílias não tinham condições de cuidar de seus estudos, foi necessária a devida institucionalização. Assim, em 2020, Liana Justus fundou a ‘Associação Bolsa de Estudos Musicais Jovens Talentos’, entidade sem fins lucrativos.

Nossos bolsistas são alunos de excelência que, com pouca idade, já demonstram altas aptidões musicais.

Nos últimos anos, a iniciativa apoiou e custeou oito alunos de talentos notáveis: sete pianistas e um cantor operístico.

Para o apoio de nossos virtuosos, dependemos da colaboração voluntária de pessoas físicas e jurídicas que prezam pela difusão da música clássica, principalmente por talentos brasileiros.

Hoje somos uma comunidade acolhedora, que apoia a capacitação destes jovens músicos para atingir seu potencial máximo, de formar a tornarem-se músicos profissionais de excelência

Conheça Nossa Diretoria

Liana Justos                

Fundadora e Presidente               

Liana Justus é uma apaixonada pela música clássica desde seus 4 anos de idade, quando teve seu primeiro contato com a célebre canção "Asa Branca" ao piano. Cresceu em um lar musical, onde seu pai, Oldemar Justus, economista, compositor e poeta, lhe ensinou os primeiros acordes no acordeon. A partir de então, a música tornou-se uma parte inseparável de sua vida.

Autora de 12 livros sobre música, dois deles finalistas do Prêmio Jabuti, Liana se destaca como uma das principais vozes no cenário da educação musical no Brasil.

Os livros de Liana não são apenas compilações de conhecimento técnico, mas também reflexões profundas sobre a importância da música na cultura e na educação

Idealizadora das Aulas e Cursos Online de Formação de Plateia em Música Clássica.

As Aulas e os Cursos são uma extensão natural do trabalho de Liana, que ao longo de sua carreira sempre buscou se aproximar da Música Clássica do público leigo, ajudando a formar ouvintes mais informados e conscientes.

A música é para ser sentida e para ser plenamente sentida é preciso que ela seja entendida. Daí a importância de se agregar conhecimentos sobre esta grande e nobre arte!

Esta paixão nasceu nos meus 4 anos de idade, quando ouvi, pela primeira vez, ao piano, a célebre canção brasileira Asa Branca, de Luis Gonzaga, e ela me acompanha até os dias de hoje.

Nasci num lar musical. Meu pai, Oldemar Justus, economista, compositor e poeta, ocupante da cadeira No 30 da Academia Paranaense de Letras, me deu as primeiras lições de música no acordeon, instrumento no qual era um virtuose, aos 5 anos de idade. Simultaneamente comecei meus estudos de piano. Aos 7 anos ganhei meu primeiro piano e também a canção Liana, composta por meu pai. E a música nunca mais se atrasou de mim.

Depois de concluir meu Curso Superior de Piano e já cursando a Licenciatura em Música, comecei um trabalho musical com crianças especiais na Escola Tia Nilza, onde formei um conjunto musical com elas, com apresentações públicas, num objetivo de inclusão social através da música. O sucesso me levou ao mesmo trabalho com deficiências visuais e físicas. O resultado desses trabalhos acendeu em mim o desejo de levar a todas as pessoas conhecimentos básicos sobre a música clássica.

Com este foco, em 1994, juntamente com Clarice Miranda, criamos, de foma pioneira, o Curso de Formação de Plateia em Música Clássica, com o desejo de disseminar conhecimentos da rainha de todas as artes, valorizando nossa fantástica Orquestra Sinfônica do Paraná, nossos músicos locais, intuindo esta explosão que a música clássica vive hoje, no século21, no Brasil e no mundo! O curso se desenvolveu por 20 anos no prestigiado Centro Cultural Solar do Rosário, expandindo-se para todo o Brasil. Em duas graças foi apresentado em Miami, um convite do Centro Cultural Brasil-Flórida, ministrado para a comunidade brasileira residente.

Por oito anos foi realizado nos Centros Culturais do Banco do Brasil de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, e nas edições do Circuito Cultural do Banco do Brasil, levando conhecimentos de música para todas as capitais do Brasil, escolas públicas da periferia de São Paulo e pelas Ruas da Cidadania de Curitiba. Através da FIEP, Federação das Indústrias do Estado do Paraná, o curso percorreu várias cidades do Paraná.

Sempre aprimorei meus conhecimentos com formação acadêmica sólida, que é a base da minha vocação musical. Assim, criei o curso Encontros de Música Clássica, principalmente desenvolvendo o desenvolvimento da escuta musical ativa, agregado a conhecimentos sobre a história da música e atualização permanente dos meus alunos com os grandes nomes da música clássica nacional e internacional, uma vez que o nosso país agora faz parte das grandes turnês mundiais. Sempre com a ideia de formar futuras placas com conhecimento, conscientes da importância da música clássica.

O mecenato sempre foi tradição dos cursos que ministrava no Solar do Rosário, Centro Cultural Glaser e Centro Paranaense Feminino de Cultura. Grandes valores da música foram apoiados. Grupos de alunos por muitos anos apoiaram o pianista brasileiro Pablo Rossi.

Formou-se um grupo de amantes da música que participa dos concertos, viajam para assistir os seus protegidos, num trabalho constante e espontâneo de incentivo à música!

 

Valderez Pereira

Vice-presidente

Denise Koprovski

Secretária e Tesoureira

Conheça Nossos Professores

Por trás de cada bolsista está uma equipe dedicada de profissionais, cada um trazendo sua excelência, experiência e competência exclusivas para nossa associação. Nossos talentos precisam estudar e praticar diariamente em instrumentos de qualidade, para que atinjam o grau de excelência necessário no cenário nacional e, oxalá, internacional.

Olga Kiun

Professora de Piano

Descendente de uma tradicional família de músicos, a pianista Olga Kiun iniciou seus estudos de piano aos 6 anos de idade, com sua mãe e sua avó, ambas professoras do Conservatório Musical de Chisineu (Moldávia). No Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, foi aluna do consagrado pianista e professor Lev Oborin, graduando-se com distinção. Foi laureada no Concurso Internacional George Enescu, na Romênia. Em Leningrado (hoje São Petersburgo), sob a orientação de Pavel Serebriakov, concluiu o doutorado e passou a integrar o Mosconcert, sociedade artística estatal, junto da qual realizou diversos recitais, concertos com orquestra e gravações para a rádio e a televisão por toda a ex-União Soviética.

A partir de 1993 passa a lecionar na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), em Curitiba, e, desde então, vem fazendo da cidade um pólo pianístico reconhecido e procurado da América do Sul, tendo elevado o ensino de piano a patamares sem precedentes. Olga Kiun é formada por gerações de pianistas atuantes no panorama musical brasileiro e internacional, que coleciona primeiros lugares em mais de 50 concursos nacionais e internacionais.

Além de atuar como recitalista e solista junto aos mais conceituados grupos sinfônicos - tendo obras com regentes como Evgeny Tsirlin, Emin Khachaturian, Kiril Kondrashin, Alceo Bocchino, Benito Juarez, Roberto Duarte, Osvaldo Colarusso, Osvaldo Ferreira e Roberto Minczuk - suas atividades pedagógicas incluem, ainda, participações como professora convidada em festivais de música por todo o país.

Em 2010 gravou seu primeiro e em 2017 segundo CDs, com obras de compositores russos e brasileiros. Atuoso e atua como jurado em numerosos concursos de piano do Brasil, tendo sido diretor artístico e uma das idealizadoras dois 1º Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina e tendo também realizado as duas primeiras edições do Festival Olga Kiun em Curitiba, reunindo vários de seus alunos, ex-alunos e pianistas internacionais convidados.

Carlos Yensen

Professor de piano e música de câmera.

Doutor e Mestre em Música em Práticas Interpretativas – piano pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Associado da Universidade Estadual do Paraná, Professor e coordenador do Bacharelado em Instrumento na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Foi aluno e professor do Conservatório Carlos Gomes (Campinas/SP). Também lecionou no Conservatório Musical “Beethoven” (São Paulo, capital), na Escola Municipal de Música de Campinas, na Fundação Romi (Santa Bárbara d'Oeste/SP) e na Universidade Estadual de Campinas. Recebeu também orientação da pianista e professora Olga Kiun. Foi premiado em diversos concursos de piano, participou de cursos de aperfeiçoamento no Brasil e no exterior, tendo recebido a orientação de Marco Antônio Almeida (Alemanha/Brasil), Arnaldo Cohen, Miguel Proença, Ricardo Castro, Homero Magalhães, Gilberto Tinetti, Flávio Varani, Tereza Walters (EUA), David Dubal (EUA), Vanya Elias-José (Reino Unido), Roberto Szidon (Alemanha), Oxana Yablonskaya (EUA), Stanislav Pochekin (Espanha), Felix Gottlieb (Alemanha), Karl-Heinz Kämmerling (Alemanha) e Dimitri Alexeev (Rússia). Junto à Fundação Romi, participou da organização dos 50 anos da Fundação. Atuou junto à Orquestra Sinfônica de Americana e Coro da Fundação Romi. Solounas Orquestras do Estado de São Paulo e Paraná sob a regência dos Maestros Parcival Módolo, Rodrigo Müller, Álvaro Peterlevitz, Osvaldo Ferraz, Carlos Lima, Carlos Fiorini e Paulo Barreto. Recentemente foi eleito membro Chanceler da Academia de Música do Brasil ocupando a cadeira do Compositor Antônio Rezende de Almeida Prado e Imortal da Academia Paulista de Música onde ocupa a cadeira do Pianista Arnaldo Estrela.

Vinicius de Bruno Fabri

Professor de Piano

Bacharel em Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - Embap, Vinícius Fabri é Mestre em Música pela Unespar-Embap e possui Pós-graduação em História da Música pela UEPG. Atualmente é aluna da renomada pianista e professora Olga Kiun, aprimorando conhecimentos teóricos musicais e desenvolvendo estudos relacionados à técnica pianística. Realizou concertos junto com a OSPG na montagem da cantata Carmina Burana de Carl Orff, além da participação em diversas edições do Festival de Música dos Campos Gerais. Também trabalhou como professor de teoria musical e piano no Conservatório Maestro Paulino na cidade de Ponta Grossa por vários anos desenvolvendo paralelamente atividades como camerista, acompanhador e correpetidor.